quinta-feira, 13 de setembro de 2012

“Educação Inclusiva – Novas Perspectivas e Novos Olhares”:


Apesar do longo tempo em que vimos discutindo a questão da inclusão, muitas dúvidas ainda restam e pairam a respeito da mesma. O que diferencia a inclusão da Integração? Colocar um aluno com dificuldades na sala do ensino regular é incluir? O que preceitua o Decreto Nº 7.612 assinado pela nossa Presidente? Ele vem substituir ou ressaltar os compromissos do nosso País em relação à política de inclusão? Como estão sendo efetivados os atendimentos educacionais especializados na prática? De que forma a família percebe a inclusão efetivada nas unidades escolares? Toda educação é “especial?”
Estas são algumas das questões das quais se pretende responder na Formação Continuada/Educação Especial: “Educação Inclusiva – Novas Perspectivas e Novos Olhares” que será realizada de 18.09 a 20.09 na Faculdade Católica de Palmas. Assim, tendo como um dos objetivos “discutir” os termos “inclusão”, educação inclusiva, educação especial, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e seus diferentes usos em alguns contextos, e de apontar para um redimensionamento do conceito de educação especial à luz da “nova” proposta da inclusão em educação, por isso se pensou a dinâmica da formação.
Sim. A Formação organizada será composta de “momentos” interligados nos quais serão oportunizadas reflexão/ação por parte dos presentes, como, oficinas, palestras, plenárias, relatos de experiências e mesa redonda. Para tanto, contaremos com os “Parceiros da Inclusão”, os quais muito prontamente estarão colaborando conosco de forma a favorecer a efetivação das práticas de inclusão, onde a criação de comunidades seguras, colaboradoras, participativas e em que cada um é valorizado, como base para o maior sucesso de todos os alunos, para que seja vislumbrada por todos os envolvidos.
Assim, convidamos você a participar conosco da Formação Continuada/Educação Especial: “Educação Inclusiva – Novas Perspectivas e Novos Olhares” e disseminar as ideias ali compartilhadas. Sim. Essa responsabilidade é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário