quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Visita da Delegação Brasileira de Futsal ao Tocantins


Os servidores da Diretoria Regional de Ensino de Palmas estiveram no Palácio Araguaia no dia 26, às 11h, para recepcionar a Seleção Brasileira de Futsal. A delegação veio participar do Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Colômbia com a partida marcada para o dia 27, às 19h30, no Ginásio do CEULP/ULBRA.

Os heptacampeões chegaram ao Palácio Araguaia trazendo a taça de campeão do mundo e dentre as apresentações, destacaram-se as fanfarras do CEM Taquaralto e da Escola Estadual Vila União.

A divertida equipe da DRE de Palmas, liderada pela Diretora Regional de Ensino, Maria Marlene dos Santos Teixeira Porto, pousou para fotos no final do evento ao lado do Secretário de Educação, Danilo de Melo.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tribunal de Contas recebe alunos da Escola Estadual Madre Belém


         Conhecer de perto as funções, atribuições e ações de fiscalização e transparência, por meio de uma visita monitorada às dependências do Tribunal de Contas. Foi o que aconteceu nesta quarta-feira, 7, com 25 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Belém, localizada na quadra 604 sul, em Palmas. Além dos estudantes, a Supervisora Educacional, Joanita Rodrigues Sousa, e as coordenadoras, Claci Maria Benati e Wilza Maria Coelho, também participaram de mais uma edição do TCE de Portas Abertas.

         A visita começou com a veiculação de vídeos institucionais na sala 10 do Instituto de Contas. Acompanhados por servidores da Assessoria de Comunicação do Tribunal, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura, as ações da Corte de Contas e seu papel fiscalizador. Em seguida, o grupo conheceu à Sessão Plenária, onde o presidente Severiano Costandrade deu as boas vindas e agradeceu a presença dos alunos. “É de suma importância que a sociedade saiba das ações de fiscalização do TCE e o exercício do controle das contas públicas”, destacou o presidente, que completou: “O TCE está sempre de portas abertas para visitas monitoradas ao órgão, não só nas quartas-feiras, mas todos os dias”.
       Guiados pelo auditor José Ribeiro, os estudantes também conheceram o trabalho dos auditores. Ribeiro destacou o papel de agente fiscalizador do órgão e a importância da participação da sociedade, juntamente com o Tribunal, na fiscalização do dinheiro público.

        Ao final da visita, o procurador Zailon Miranda Labre Rodrigues e a procuradora Litza Leão receberam os alunos no Ministério Público de Contas. “Vocês, jovens, são o futuro da nação e são vocês que irão ocupar os nossos espaços. Por isso, é fundamental que busquem conhecimento e se tornem cidadãos críticos”, disse o procurador.

        Para o aluno do 2º ano, Marcelo Fernandes Gomes, a visita foi importante para o conhecimento dos alunos: “Não só os alunos, mas a sociedade pode ter acesso às informações do TCE e ter consciência sobre como é gasto o dinheiro público e como ele é fiscalizado. Com certeza saio daqui hoje com mais conhecimento”, afirmou.

         Patrícia Mourão Silva, também do 2º ano do Ensino Médio, disse que o que mais gostou na visita foi ter participado da Sessão Plenária: “Gostei mais de assistir a sessão e ficar mais informada sobre a fiscalização do Tribunal”, contou a jovem, que afirmou ainda: “Saio daqui de olhos abertos para cobrar como está sendo gasto o dinheiro público.”

        Já, a supervisora Joanita Rodrigues comentou: “Com certeza esse projeto possibilitou aos alunos um novo olhar sobre a função do TCE. Eles saíram muito mais conscientes do seu papel na sociedade”.
        O Programa TCE de Portas Abertas é uma das ações de transparência do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Lançado em março de 2010, tem como objetivo central aproximar o órgão da comunidade.

Diretora Regional de Ensino de Palmas realiza reuniões Setoriais


A Diretora Regional de Ensino de Palmas Profª Maria Marlene dos Santos Teixeira Porto em cumprimento ao Plano de Ações da DRE 2012 (Ação 1.2.1) está realizando reuniões setoriais para socialização dos trabalhos desenvolvidos por cada setor durante o ano de 2012 e estudos de assuntos pertinentes à melhoria desses trabalhos para o ano de 2013.

As reuniões ocorrem da seguinte forma: todos os servidores do setor se reúnem com a Diretora Regional, com horário agendado anteriormente, e durante a reunião todos os servidores tem a oportunidade de fazer uma avaliação do trabalho realizado e das melhorias que o setor precisa fazer para o ano em 2013. Todas as dificuldades encontradas durante o ano e as proposições de melhorias são anotadas em planilhas para posterior análise da Diretora Regional. Neste momento também são evidenciados os pontos positivos da equipe, assim como também do responsável pelo setor.
 Para Profº Maria Marlene este momento proporcionou avaliar o trabalho realizado em cada setor com uma metodologia participativa e tomada de decisões compartilhadas, o caráter pedagógico da avaliação proporcionou um feedback de todo o processo de cada setor. Também promoveu aos setores atender aos interesses institucionais e pessoais dos servidores.
Ações como esta assegura ao gabinete da Diretoria Regional de Ensino que as ações planejadas sejam cumpridas e oportunizam aos servidores bem-estar, segurança e motivação para que desenvolvam seus trabalhos e suas potencialidades.

Realização da ação 3.11.2



Aconteceu nesta quinta-feira dia 25 de outubro de 2012 o segundo encontro do Plano de Ação da Diretoria Regional de Ensino de Palmas ação nº 3.11.2. Foram responsáveis pelos estudos os setores AG - Assessoria de Gabinete e SRAFPM – Setor Regional de Administração, Finanças e Padrões Mínimos. O encontro teve a oportuna participação de alguns servidores dos setores responsáveis e da ASMET – Assessoria dos Sistemas Municipais do Estado do Tocantins na pessoa de Avalina José, onde a técnica expôs o trabalho feito junto aos municípios. Havia no ensejo um grande número de servidores da DRE, na oportunidade puderam tirar dúvidas e contribuir com informações extras. O encontro foi proveitoso encerrado com a certeza de que o conhecimento é uma ferramenta essencial para um trabalho útil e efetivo.

Luzivalda